Você acompanha a taxa de fidelização dos seus pacientes? Quantos daqueles que te procuram, pela primeira vez, mantêm o acompanhamento com você? Essa taxa pode ser um bom indicador para você, médico, fazer a gestão do seu consultório.
Investir no cliente que já passou com você em consulta, já viveu uma experiência com você, é bem mais barato inclusive que investir em um paciente que não te conhece. Ou seja, o pilar de fidelização deve ser tão bem acompanhado quanto o de captação.
Vamos lá? Separei aqui algumas 3 formas de fidelizar seus pacientes de uma vez por todas que você pode implementar hoje mesmo no seu consultório.
- Faça seu cliente sentir-se importante, invista na autoestima dele.
Anote: “As pessoas poderão esquecer o que você fala, o que você faz, mas nunca como você as fez se sentirem”. É cada vez mais comum as pessoas irem atrás de experiências, imagine que a pessoa que está ali na sua frente investiu um valor financeiro, tempo e talvez abriu mão de coisas importantes, nada mais justo que seu cliente desejar ter uma excelente experiência.
Por isso, desde a hora de dar informações sobre a consulta, agendamento e sala de espera, você deve se preocupar e ter isso em mente. Pergunte aos seus clientes como foi o período em que eles passaram aguardando na sala de espera, se eles foram bem tratados, como foi para chegar até ali. Deixe que eles se sintam importantes, coisas pequenas e simples podem fazer seu cliente retornar ou não ao seu consultório, fechar mais ou menos procedimentos e outros serviços que você oferece.
- Tenha o hábito de fazer pesquisas sobre o atendimento.
Crie esse hábito, manter-se informado com a opinião dos seus pacientes faz com que você melhore cada vez mais a experiência do usuário, ou seja, a experiência que seu cliente tem ao ser atendido por você ou ao consumir os serviços que você oferece.
A vezes imaginamos que os clientes sejam x, quando na verdade eles valorizam y. Dar voz a ele é inteligente da sua parte e otimiza seu tempo. Se você sabe que para a sua persona, ter café, chá, música ambiente na sala de espera é importante e se destacou, você poderá se empenhar ainda mais para manter uma sala de espera agradável, concorda? Se você tiver uma secretária, peça para que ela desempenhe essa função, talvez seu cliente sinta-se mais à vontade em relatar a opinião para ela do que para você.
Faça disso um processo no seu consultório e o implemente no pós consulta como estratégia de fidelização.
- Mantenha-se presente na cabeça do seu paciente.
Sempre que seu paciente pensar em atendimento médico de excelência ele deve lembrar-se de você. Isso garantirá não só que ele retorne e seja fiel aonde quer que você vá ou esteja, como contribui para o famoso “marketing boca a boca”.
Por isso, no início dessa conversa eu te disse que é mais barato investir em fidelização do que em captação, de forma bem objetiva falando. Ele com certeza vai indicar você quando pedirem informações ou opiniões em conversas, rede de amigos etc.
“Mas, como fazer isso?” Você deve estar pensando agora. E é simples, comece agora mesmo a colocar em prática as duas dicas acima. Eu te garanto que isso vai fazer a diferença e servirá como bússola para os seus próximos passos de gerenciamento de fidelização, esse pilar importante para um bom faturamento da sua clínica ou consultório!
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