Blog do Médico Empreendedor

5 aprendizados que todo médico especialista deve seguir

Hoje meu caro colega médico, eu quero te contar sobre os 5 aprendizados que todo médico especialista deve seguir. Quando pensei nesse conteúdo para hoje, pensei em um conteúdo que gostaria de dividir com meus colegas médicos mais íntimos, meus mentorandos, os profissionais que tenho a honra de acompanhar ao longo da minha carreira. O que eu quero dizer com isso? Esse é um conteúdo valioso, um tesouro, se você souber bem aproveitar.

Quero começar te dizendo que todos os aprendizados que vou dividir aqui com você são aprendizados que eu fui colhendo ao longo da minha vida, aprendizados que eu fui tendo ao sentar e conversar com mentores, com profissionais que são de outras áreas, com pessoas que conheci e isso só foi possível porque me dispus, por isso meu pedido para hoje é: se disponha, você tem muito a ganhar se assim o fizer. 

Aprendizado 1: o “pequeno feito” é melhor do que o “grande sonho”.

Em vez de ficar anos e anos bitolado no seu grande sonho, um sonho que gira em torno de um consultório mega, plus, extraordinário, caro, foque em entregar para o mercado um espaço prático, caloroso, que foca na experiência, no relacionamento com o cliente. Um pequeno negócio pode te surpreender e ter velocidade no crescimento se você simplesmente se compromete a tirá-lo do papel. Primeiro faça, depois você melhora. 

Aprendizado 2: Lidere pelo exemplo.

Eu sempre gosto de dizer que o exemplo arrasta. Ninguém convence ninguém apenas com palavras. Você não pode exigir da sua equipe que sejam vendedores, pontuais, resilientes,inteligentes emocionalmente, se você também não for alguém que treina essas habilidades. Quer ensinar? Dê o exemplo, demonstra de forma prática a cultura que você deseja instalar nas pessoas e você verá um resultado realmente eficaz.

Aprendizado 3: Seja responsável pelo que você sente.

Se você está cansado, descanse. Se você sente raiva, não culpe sua equipe, sua secretária, sua agenda ou qualquer outra coisa. Seja inteligente emocionalmente. Assuma as suas escolhas, seja coerente e aprenda a reconhecer as suas emoções, é somente assim que você vai aprender a lidar com elas da melhor forma possível. 

Aprendizado 4:  Não seja escravo da sua rotina.

Escolher atividades que te aprisionam é o primeiro passo para te aproximar de uma exaustão mental. Sucesso é também ter liberdade, escolher quando acelerar. Ser dono da própria rotina é ser livre para tomar conta da própria vida, ser livre para fazer as próprias escolhas. Nenhum ser humano é pleno na condição de escravo. 

Aprendizado 5: A vida é sobre plantar e colher. 

A lei da semeadura é justa. Não existe a possibilidade de você colher maçã se você compra uva, é fundamental que você entenda isso para que não bata a cabeça com coisas desnecessárias ou que não lhe dão resultados. Entender isso, é estar sempre um passo à frente. 

Gostaria que você refletisse profundamente sobre esses pontos que levantei aqui hoje. São aprendizados que te levarão para um outro nível assim como me levaram e estão levando tantos outros colegas. Se disponha, abra sua mente e alma e esteja pronto para desfrutar das consequências disso. Nunca é tarde, assim como não foi para esse colega que depois de 30 anos se reinventou em sua profissão e mudou completamente de vida.

Clique e conheça a história!

Obrigada por me acompanhar até aqui e me ajudar a cumprir com meu propósito de vida.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!