Blog do Médico Empreendedor

Médico, esses 5 motivos podem impedir que seu marketing funcione

O que mais percebo em nosso meio é uma busca desenfreada por fórmulas e métodos mirabolantes para se obter sucesso e o que mais escuto e vejo é a frustração desses mesmos métodos e fórmulas prontas. Marketing é ciência, portanto deve existir uma estratégia por trás do marketing que você faz no seu consultório.

Por isso, se você não quer mais fracassar no marketing médico, te aconselho a prestar bastante atenção nesse conteúdo de hoje. Ele é feito exatamente para você que não aguenta mais sentir que tudo funciona com todo mundo menos com você. 

Motivo 1: Produzir toneladas de conteúdo, estratégias e não gerar conexão com a sua persona. 

Você precisa criar um senso de comunidade. Conexão gera identificação, identificação gera engajamento, engajamento gera vendas. Portanto, não adianta sair criando ações, repetindo-as sem analisar se você está colocando no mundo as soluções das quais sua persona precisa. 

Dica de ouro: observe suas métricas, qual post nos últimos 3 meses teve um maior engajamento? São esses conteúdos que você precisa fazer mais. 

Motivo 2: Começar e não dar continuidade. 

Anunciou alguma ação no seu perfil? Mantenha a constância, isso faz com que sua audiência vá se educando e se comprometendo com você. Se você sabe que em um determinado perfil existe um quadro que você gosta bastante no dia de terça-feira, mesmo que aquele conteúdo não apareça de forma orgânica para você, você de forma manual vai atrás porque você sabe que vai sair ganhando com isso. Isso não quer dizer que você não possa recalcular a rota, mas até para perceber se uma ideia está ou não performando bem você precisa repetir algumas vezes para entender como melhorar ou mudar o caminho. 

Dica de ouro: Comece com alguns quadros por semana, por exemplo: um dia de live ao vivo com tira dúvidas que não fica salvo, um dia para vídeos mais curtos, um dia para caixinha de perguntas no story e repita por pelo menos um mês e analise os resultados. 

Motivo 3: Vender antes de gerar desejo. 

Vender é bom e é o que todo mundo quer, você não está errado(a) por pensar assim, só não queira vender o tempo inteiro ou não gerar um desejo antes. Se você só aparece para falar de suas consultas ou agenda no seu conteúdo, qual a ideia que você vai passar para as pessoas? Você precisa despertar o interesse, mostrar uma possível solução e aí então partir para a conversão: a venda. 

Dica de ouro: Pegue as dificuldades que seus pacientes relatam dentro do consultório e transforme-as em conteúdo, mescle com conteúdos mais direcionados para a venda do seu serviço/produto e observe os resultados. 

Motivo 4: Falta de clareza.

Se nem você consegue entender a sua produção de conteúdo, como os seus pacientes irão entender? Tenha clareza e fluidez na hora de colocar em prática o marketing. Você possui uma linha editorial, por exemplo? Seus conteúdos contam uma história e possuem uma ligação entre eles? Ou você coloca toneladas de conteúdos soltos que não possuem nenhuma conexão…Facilite a vida de quem está te buscando, pense na sua linguagem de comunicação, você não está se comunicando com outros médicos, tenha cuidado com uma comunicação formal e muito técnica. 

Dica de ouro: Escolha um macrotema por mês e fale dele por meio de microtemas. Na hora de produzir conteúdo, se pergunte se alguém que não possui o mesmo conhecimento que você entenderia a ideia que você está querendo passar. 

Motivo 5: Não cuidar da sua marca pessoal.

Você presta atenção nas roupas que está utilizando? No cenário que utiliza para gravar vídeos e aparecer para a sua audiência? Qual a fonte que você utiliza nos seus posts, nas capas dos seus vídeos? Tudo isso faz parte da sua marca, você precisa se atentar aos detalhes. Afinal, todos esses detalhes vão comunicar e despertar emoções nos seus clientes e/ou futuros clientes.

Dica de ouro: Reveja toda sua comunicação e perceba quais emoções você sente ao olhar. Agora peça para alguém de fora olhar e anotar quais emoções sente, agora compare com os valores que você possui no seu negócio e a imagem que deseja passar para seus clientes. 

Esse foi o conteúdo de hoje. Espero que daqui para frente você não cometa mais esses erros e consiga alcançar o sucesso que merece com o marketing médico. Não deixe de me dar sua opinião e acompanhe os conteúdos que disponibilizo para você em minhas redes sociais. Estarei lá esperando por você. 

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