Um dos grandes medos do médico que tem seu próprio consultório, não atende mais por convênio e ainda não conseguiu escalar seu negócio, é o de que seu paciente acabe indo para a concorrência, dê preferência ao seu concorrente. E o que eu também já disse aqui algumas vezes é que você precisa parar de prestar atenção na grama do vizinho e começar a prestar mais atenção na sua.
Em vez de focar no seu medo comece a pensar em: como eu posso transformar um paciente em três? Esse é um dos pensamentos que pode fazer você finalmente alcançar a tão sonhada estabilidade financeira e sucesso no seu consultório.
O marketing boca a boca morreu?
Hoje eu quero conversar com você sobre o famoso marketing boca a boca. É bem verdade que depois da ascensão das redes sociais, ficou mais fácil atingir um público que você ainda não conhece e chegar em lugares cada vez mais distante ou que você não teria possibilidade de chegar sem o digital, porém o maior erro que você pode cometer é deixar completamente de lado esse tipo de estratégia, porque é ela quem vai transformar um paciente em três!!
Você não leu errado. Sempre que você atender uma pessoa você precisa ter em mente que aquela pessoa possui familiares, colegas de trabalho, amigos, vizinhos, grupos do qual participa e que ter uma indicação de alguém que já conhece é ter alguém trabalhando para você só que de graça. Exatamente. Uma pessoa que sai satisfeita com seu atendimento e entrega de resultados sai indicando seu trabalho para todo mundo que tem oportunidade.
Ou seja, é o marketing boca a boca fazendo efeito e rodando sem que você faça investimentos financeiro direto ou grandes sacrifícios, mais que isso garante também a fidelidade daquele paciente em outros serviços que você possa oferecer e/ou a continuidade do acompanhamento que você propôs.
Mas, preste atenção. Da mesma forma que esse tipo de estratégia pode alavancar seu consultório pode também trazer efeito contrário. Um paciente que sai completamente insatisfeito pode impedir você de receber mais seis, no mínimo. Por isso, de nada adianta atentar-se para o marketing boca a boca e não atentar-se à experiência que você oferece durante o atendimento e após serviço prestado. Eu diria que as duas coisas andam lado a lado e complementam uma a outra.
Aliás, a cada dia que passa, percebo que tudo em nosso negócio funciona de forma orquestrada, a se complementar, dada às devidas proporções claro. Mas não tem uma fórmula mágica que não envolva um olhar atencioso e macro para o consultório, mas esse é um assunto que ficará para depois.
Por hora me conta o que você tem feito de forma direta ou indireta para fortalecer o marketing boca a boca no seu consultório. Os seus pacientes te indicam para outros? Você já inclui essa pergunta na sua anamnese ou no contato que sua secretária faz na hora do agendamento? Essa é uma boa forma de avaliar isso.
Te espero para mais dicas simples objetivas e que vão te levar para um outro patamar na carreira. Continue por aqui e aproveite para praticar a técnica que te ensinei hoje: para quantos médicos você vai enviar esse conteúdo? Te vejo em breve.