Blog do Médico Empreendedor

Como triplicar o número de orçamentos fechados em seu consultório

Se você é um cirurgião plástico, um dermatologista, um profissional que fecha procedimentos após uma consulta, que vende serviços ou protocolos em sua clínica, o conteúdo de hoje é para você. Você vai descobrir como triplicar o número de orçamentos fechados em seu consultório. 

Uma grande mentira que se espalhou ao longo da história a respeito da nossa classe é a de que médicos são mercenários, só pensam em dinheiro e sempre ganham muito, não importa a condição. Isso acaba atrapalhando a forma como alguns dos seus clientes nos vêem, você concorda? No início da minha carreira inclusive eu fiquei bem preocupado com isso e já ouvi algumas pessoas comentando em rodas de conversa o quanto médicos só se preocupavam com a “hora de pagar”. 

No começo da minha carreira eu não entendia muito bem a necessidade de desvincular a parte financeira da parte voltada para a consulta em si e ao longo do tempo fui percebendo que isso é fundamental. Descobri que se eu quiser realmente ser bem sucedido e ter reconhecimento eu não poderia ser a pessoa que iria receber o pagamento do meu paciente ao final da consulta. 

O que fazer afinal, para triplicar seu número de orçamentos fechados?

Hoje em dia, a maioria das especialidades médicas precisam de mais de uma consulta para aplicar e entregar o resultado que o paciente deseja, no caso da cirurgia plástica, da dermatologia e outras áreas, isso ainda é mais recorrente. Nesses casos, normalmente o paciente passa por uma primeira avaliação para que o médico consiga fazer um panorama de atendimento para ele, sendo assim, a fidelização só vai acontecer se o paciente fechar o orçamento que lhe foi passado. minha pergunta é:

Você é a pessoa que atende seu paciente, monta o plano de tratamento, vende e espera que ele diga sim?

Se a sua resposta for sim, o primeiro passo para conseguir triplicar o número de orçamento que você fecha e consequentemente o faturamento da sua clínica, você precisa criar uma jornada para o seu cliente e isso inclui desvincular essa função de você. Tive um aluno de mentoria que é cirurgião plástico, um dos maiores problemas que ele me trouxe foi o de não conseguir dar a devida atenção na hora de apresentar o valor da cirurgia e as pacientes acabavam saindo do consultório sem agendar cirurgia. Desenhamos então uma estratégia que seguia os seguintes passos:

  1. Consulta agendada pela secretária; 
  2. Atendimento realizado pelo cirurgião;
  3. Orçamento da cirurgia passado por uma concierge.

Em aproximadamente três meses tínhamos uma taxa de conversão de consultas em cirurgias agendadas que foi de 37,48% para 86,78%. Com um investimento que não somente se paga, mas que trouxe exatamente o que ele gostaria. 

Por isso, se você se enquadra nesse caso, não perca mais tempo passando você mesmo os valores, orçamentos, datas e outras coisas relacionadas a logística dos seus procedimentos e serviços. Deixei um conteúdo novo para você sobre ter uma secretária de alta performance e gostaria que você desse uma lida, quem sabe você não está com a faca e o queijo na mão e só precisa desenhar melhor a jornada que deseja que seu paciente percorra.

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Te vejo em breve e com orçamentos triplicados. 

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