Blog do Médico Empreendedor

3 formas de fazer seu paciente retornar ao consultório sem gastar nada

Como nós já conversamos em alguns artigos, vídeos e aulas, o pilar da fidelização é um dos pilares mais importantes do seu negócio. Se você deseja virar referência no mercado, deseja ser reconhecido pelos seus pacientes, ganhar autoridade dentro da sua especialidade e faturar cada dia mais, você precisa das 3 formas de fazer seu paciente retornar ao consultório sem gastar nada.

O que eu vou te propor aqui são 3 dicas simples e rápidas de serem aplicadas e que vão fazer uma enorme diferença na sua taxa de fidelização. Sim, você precisa se preocupar além de captar novos pacientes, preocupar-se também em fidelizar aqueles que já estão com você. Além de ser mais barato, ele ainda poderá ser transformar em vários outros como eu te expliquei aqui nesse artigo (clique aqui para ler).

Agora que você já entendeu esse conceito, você pode dimensionar o tamanho da importância de uma boa fidelização. Além de refletir diretamente no seu faturamento, marketing, uma boa fidelização te possibilita ganhar mais autoridade, pois você tem a chance de executar seu trabalho com excelência. É impossível trazer bons resultados para os pacientes que aparecem apenas uma vez, se você não é um médico de emergência você precisa de mais de uma consulta. 

Bom, como você já entendeu o conceito de fidelização, você sabe que captar novos pacientes e não preocupar-se em fidelizar esses mesmos pacientes de nada adianta. Alguns médicos se preocupam com o investimento necessário para manter o paciente e o que eu mais respondo é que para pensar em kits de boas vindas, presentes e mimos você precisa estar com o básico bem feito! Vamos ao que interessa então? Eu vou te contar as 3 formas de fazer seu paciente retornar ao consultório sem gastar nada.

A primeira forma de fazer isso é:

Faça o paciente reconhecer e enxergar as dores e dificuldades que ele não quer mais sentir. Sabe aquelas reclamações, sinais e sintomas que os pacientes falam na hora da consulta? Anote tudo e diga ao final do seu atendimento. Além de gerar valor para o trabalho que você oferece, você relembra o motivo pelo qual ele está ali. Anote, digite, desenhe, faça o que for necessário para que essa informação não se perca e seu paciente relembre o que ele mesmo enxerga como dificuldade. 

A segunda forma de fazer isso é:

Elabore um panorama de atendimento. A melhor forma de alinhar as expectativas é se comunicando. Após deixar claro quais são as dificuldades que seus pacientes enfrentam, fale claramente sobre como você vai resolver esses pontos e entregar o resultado desejado. Isso completa a visão de valor sobre o seu serviço e especifica de forma clara a importância de retornar e fazer um acompanhamento, caso seja o caso da sua especialidade. 

A terceira forma de fazer isso é:

Não permita que o paciente saia do seu consultório sem uma data para retornar. Quanto mais tempo você gera para essa decisão, mais “frio” o seu paciente vai ficando. Aproveite o momento mais quente, o momento da emoção e agende uma data para ele retornar após falar da importância dessa ação. 

Bom, com essas dicas você conseguirá agora mesmo fazer com que seu paciente retorne ao consultório sem precisar gastar nada. Lembrando, se você ainda não leu o artigo sobre fidelização, você precisa fazer isso agora mesmo para começar a fidelizar todos que buscarem seus serviços. Clique e leia agora!

Ficou com alguma dúvida, deixe aqui seu comentário que eu mesmo vou te responder, combinado? Muito obrigada por permanecer aqui comigo e eu te vejo em nosso próximo conteúdo!

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