Blog do Médico Empreendedor

Se você quer gerar resultados, use gatilhos mentais!

Já aconteceu de você se deparar com um anúncio ou um conteúdo e sentir uma certa urgência em comprar ou tomar aquela ação que lhe estava sendo pedida? Eu tenho certeza, que pelo menos uma vez na vida, isso já aconteceu com você. O nome desse elemento estratégico que pode gerar curiosidade, urgência, escassez, é chamado de: gatilho mental. Por isso, eu disse e repito: se você quer gerar resultados, use gatilhos mentais. 

Para deixar bem claro do que se trata essa estratégia, eu vou começar dizendo que gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam diretamente a nossa tomada de decisão. Portanto, usá-los em seus conteúdos, seus anúncios e até mesmo em seu discurso de vendas ou no discurso da sua secretária, é uma arma poderosa no pilar de marketing e vendas. 

É importante deixar também muito claro que gatilhos mentais são recursos da própria natureza humana para facilitar a tomada de decisões, afinal não dá para gastar o mesmo nível de energia em toda e qualquer tomada de decisão. No marketing isso é utilizado tanto pelas grandes como pelas pequenas empresas, se você se aprofundar no tema de neuromarketing você entenderá isso com mais clareza ainda.

Aqui, meu caro colega médico, quero te alertar, no entanto, para não exagerar a mão na hora de utilizar gatilhos mentais, algumas marcas acabam exagerando e utilizam a estratégia sem nenhum senso de ética e responsabilidade. 

O “pulo do gato” quando se trata de gatilhos mentais nada mais é que tornar a venda, conversão dentro da jornada de compra do seu cliente, que pode ser no seu caso um agendamento de consulta, de procedimento ou serviço, mais rápida e efetiva. Separei alguns gatilhos mentais que você pode começar a utilizar para o seu negócio agora mesmo:

  1. Gatilho da confiança: pessoas não compram de quem elas não confiam. Como você tem buscado estabelecer essa confiança com o seu cliente?
  2. Gatilho da significância: todo ser humano quer se sentir único, importante e especial. Faça com o seu paciente sinta-se assim.
  3. Gatilho da escassez: um dos gatilhos mais utilizados no marketing. Quando percebemos que algo está acabando e que possivelmente eu serei o único a ficar de fora, tendo a tomar uma decisão de compra mais rápida. 
  4. Gatilho da exclusividade: desperte no seu paciente uma sensação de privilégio, as pessoas adoram ter acesso a informação de uma forma exclusiva e especial. 
  5. Gatilho da dor x desejo: mostre ao seu paciente a transformação que a sua solução em forma de serviço ou produto pode causar nele.
  6. Amor e conexão: eu já comentei diversas vezes por aqui, as pessoas estão querendo se conectar. Pense no que conecta seu público a você e utilize isso diariamente. 
  7. Gatilho da novidade: todo mundo gosta de uma novidade, isso atrai a atenção e o engajamento do seu paciente. É prazeroso nos engajarmos em algo novo.

Percebeu como você pode utilizar vários tipos de estímulos na hora de cuidar do seu negócio e lidar com seu cliente? Aqui eu dei alguns exemplos, mas você pode se aprofundar ainda mais. Lembre-se de que usar esses gatilhos mentais podem fazer parte de uma estratégia de conteúdo bem definida. Não sabe por onde começar? Te convido então a ler meu último artigo, lá eu te contei como usar bem o famoso marketing de conteúdo. Clique e leia agora!

Hoje eu fico por aqui e continuo em busca de te ajudar a alavancar seu consultório e fazer da sua carreira, uma carreira de absoluto sucesso. Posso contar com você? Te vejo em breve com muito mais conteúdos de valor.

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