Blog do Médico Empreendedor

Médico, não dependa da motivação para ter sucesso

Acredito que há alguns momentos em nossas vidas que são altamente decisivos e que são capazes de virar a chave em nossas carreiras. Você está vivendo ou já viveu algum momento assim? Eu já. E foi a melhor coisa que poderia ter me acontecido. Eu não sei o quão motivado você está se sentindo hoje, eu não sei o quão realizado com a sua carreira você está, eu não sei o quão feliz com o reconhecimento profissional e financeiro você se sente, mas uma coisa eu posso te dizer: médico, não dependa da motivação para ter sucesso. 

Em um mundo que vende fórmulas prontas para tudo, recentemente recebi uma pergunta sobre o que fazer para sentir-se mais motivado, essa pergunta veio de um médico que está em transição de atendimentos a base de convênios e planos de saúde para atendimentos exclusivamente particulares. A minha resposta foi exatamente essa: “se você depender da sua motivação para ter sucesso, você simplesmente não terá.”

Pode ser que essa resposta soe fria para alguns e eu vou explicar. Motivação é algo que dá e que passa, algo fugaz, não se está motivado todos os dias da mesma forma, no mesmo grau, a sua motivação pode chegar e ir embora em questão de segundos a depender de fatores internos e até mesmo externos, desses que você não pode controlar. Se você quiser ter uma carreira de sucesso, contar exclusivamente com a motivação pode ser um verdadeiro tiro no pé!

Houve uma época em que eu estudei exaustivamente sobre como me manter mais motivado, foi justamente a virada de chave que eu precisava, porque eu simplesmente descobri que é impossível acordar e dormir todos os dias com o mesmo nível de motivação e que meu negócio não pode depender disso, eu preciso fazer o que é preciso ser feito todos os dias, mesmo nos dia que eu não estiver motivado. 

Eu descobri o que eu precisava descobrir para ter mais sucesso, mais dinheiro e principalmente: mais constância. 

Um médico que faz o que o seu negócio precisa somente nos dias que se motivado a isso é um médico que vai morrer atendendo pacientes que não valorizam seu trabalho, que não fazem jus ao tempo e investimento que foi necessário para chegar até aonde chegou e é um médico que será dono de um negócio que não vai prosperar nunca. Me desculpe por ser tão curto e objetivo, mas às vezes é exatamente do que estamos precisando.

Ou você encara essa realidade ou não vai sair do canto, vai continuar sem ser dono do próprio dinheiro, da própria vida e das próprias decisões. Não há outro caminho para tornar-se mais motivado que esse; não depender da motivação.

Melhor que qualquer ritual ao acordar, melhor que qualquer playlist, curso ou dica. Eu posso afirmar que depois de entender isso e começar a colocar em prática, eu fui do zero ao cem. E é por isso que eu repito para você hoje o que repito para mim todos os dias, sem exceção: médico, não dependa da motivação para ter sucesso. 
Por hoje eu fico por aqui e deixo e te convido a ouvir esse depoimento inspirador de alguém, que assim como eu, enxergou longe, clique aqui e desfrute desse episódio. Meu muito obrigada e o que eu te desejo para hoje não é motivação, é disciplina!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!