Não sei se isso já aconteceu com você, mas antes de cuidar da minha carreira de forma estratégica, isso já aconteceu comigo. Uma agenda simplesmente lotada de pacientes de convênios, muito tempo envolvido, pouco retorno financeiro e uma enorme frustração. E isso obviamente me fez perder dinheiro, logo, se você não quer perder dinheiro, eu vou te dizer o que fazer quando a agenda está lotada de convênios que pagam pouco.
Gosto de deixar claro que não aconselho nenhum médico a largar os convênios de uma hora para a outra, isso seria um grande perigo, muito pelo contrário, eu aconselho que você crie um plano, um passo a passo para ir fazendo isso aos pouco e de uma forma estratégica, mas aproveito para lembrar: se você não começar a se preparar para isso você nunca vai largar os convênios e isso é um grande perigo para você, existem muitos riscos ocultos em uma agenda cheia de convênios e eu até já gravei sobre isso no meu Podcast Médico Empreendeor, no Episódio #65 – Riscos ocultos de uma agenda cheia de convênios. Clique aqui para ouvir agora!
Conheça o passo a passo para abandonar uma agenda cheia de convênios e lucrar com isso:
Compartilho aqui com você todo o passo a passo que fiz. Esse é o caminho exato para seguir e ter resultados muito melhores, hoje em dia eu atendo apenas pela manhã em meu consultório e fazendo consultas particulares, ou seja, eu ganhei algo muito mais importante do que o próprio dinheiro, eu ganhei qualidade de vida.
Primeiro passo: Identifique quantas consultas você atende por dia e o valor que faz com elas.
Dessa forma, você consegue ter ideia de quanto dinheiro está ganhando hoje e com isso ter uma noção de quantos atendimentos particulares precisará fazer para cobrir este valor.
Segundo passo: Faça uma análise de todos os convênios que você atende atualmente (caso atenda mais de um).
Coloque no papel os prós e os contras de cada convênio. Por exemplo: a taxa cobrada das consultas, o reembolso médico, as burocracias…com essas informações em mãos, faça uma lista em ordem de prioridade dos convênios que pretende deixar de atender. Ter clareza é importante!
Terceiro passo: Libere espaço na sua agenda.
Se a sua agenda estiver lotada de convênio, não vai sobrar tempo para atender os pacientes particulares. Por isso, deixe um espaço estratégico vazio, em que você vai colocar essas consultas valiosas.
Quarto passo: Faça um plano de ação para conquistar novos pacientes (particulares).
Esse é o passo mais importante, em que você vai trabalhar o seu nome e a sua autoridade por meio do marketing digital (como eu ensino aqui), e a partir disso ter pacientes que veem valor no seu trabalho e te pagam como você merece.
Viver como eu vivo hoje só me foi possível graças a decisão que tomei e ao meu planejamento, por isso, te convido a fazer o mesmo. Trabalhar seu nome de forma estratégica, para fortalecer minha marca pessoal e ser cada vez mais valorizado na minha área de atuação. Se você quer saber mais sobre isso, te convido a ler meu artigo sobre como transformar pacientes de convênios em pacientes particulares. Clique e leia agora! Lá você vai saber como colocar em prática um conceito que virou a minha carreira: reembolso médico.
Te vejo em breve e muito obrigada.