“Olá, gostaria de mais informações sobre a consulta” seguido de “obrigada, vou analisar e retorno”. Você provavelmente já ouviu sua secretária te contar sobre quantas dessas respostas ela já leu ou ouviu, certo? Se você vem observando essa situação de forma rotineira no consultório, na sua clínica, no seu negócio, fique aqui, eu vou te contar o segredo que está por trás dessa conversão. Paciente não agendou consulta? Saiba o que fazer.
O que eu vou te contar aqui é fruto de muita observação e teste. Gosto de lembrar para meus alunos e mentorados que simplesmente não há nada que eu mencione ou indique aqui que eu mesmo já não tenha observado e testado no meu negócio. Aqui, no mínimo, você vai encontrar o que eu fiz e deu muito certo ou o que eu fiz e você não vai fazer porque não deu tão certo assim, ou seja, você está com ouro nas suas mãos. Esse conteúdo vale dinheiro eu vou te provar por qual motivo.
Quando um paciente não agenda consulta com você, isso impacta diretamente no seu faturamento.
Ou seja, você precisa prestar atenção nessa taxa. Dentro de um mês, quantas pessoas entraram em contato e não agendaram consultas? Essa é uma importante métrica para você conferir mês a mês. Tenha uma planilha de gestão de contatos, um quadro no trello, alguma coisa que você possa ir acompanhando em tempo real e te dê esse número. Não tem como traçar nenhuma estratégia se você não identificar onde está o gargalo.
Estabeleça um fluxo de atendimento. Qual a jornada ideal do seu paciente?
Tenha de forma muito clara um caminho a percorrer. O que fazer quando o paciente pede informações? o que fazer quando ele pergunta se você atende por plano? o que dizer quando ele diz que vai pensar e retorna? com quanto tempo depois você retoma o contato? Tudo isso precisa estar na ponta da língua de quem cuida da sua agenda. Meu caro colega médico, isso é indispensável. Ou você gasta tempo com isso agora, ou nunca vai obter sucesso. Tendo todos esses processos feitos e registrados, o dia a dia para não deixar nenhum contato escapar, é bem mais fácil. Aquilo que não se mede, não se controla, tampouco se muda.
Por qual motivo seus clientes não agendam? Identifique.
Será que os seus clientes percebem o real valor de ser atendido por você? Um dos maiores gargalos que identifico nos meus alunos é não deixar claro quais são os diferenciais que eles possuem. Você já ouviu falar em proposta única de valor? A proposta única de valor é aquilo que diferencia seu negócio, empreendimento ou marca. É o que faz com que você se destaque de seus concorrentes e ganhe espaço no mercado. Você precisa deixar claro o que faz, por qual motivo faz, para quem faz e quais são os benefícios que o seu serviço entrega. Quem não enxerga valor dificilmente se converte de primeira. Não caia no erro de não ter uma e não mencioná-la nas informações passadas para seus futuros pacientes.
Ou você coloca em prática essas dicas que eu te dei aqui e que eu mesmo já implementei lá atrás no meu negócio ou você continuará perdendo dinheiro. Lembra que eu te disse que isso aqui vale ouro? Pois bem, comece agora mesmo, sem delongas, tudo isso não vai custar dinheiro e sim esforço. E sem esforço, bom, você já sabe, será difícil você atingir suas metas. Gostou do conteúdo e quer melhorar ainda mais a sua experiência do cliente? Que tal ler o artigo no qual eu explico qual a importância de ter uma persona bem definida para o seu negócio? Clique aqui e leia agora!
Hoje eu fico por aqui e te vejo no próximo conteúdo, meu obrigada e até breve!