fbpx

Nosso Blog

PARA MÉDICOS, O INSTAGRAM É TRABALHO

Precisamos pensar em como o Instagram é uma grande oportunidade de construirmos autoridade e acolher possíveis pacientes. Isso não acontecerá com quem usa esta plataforma de qualquer modo, por passa tempo ou até mesmo de forma impessoal.

De primeiro modo, é necessário falarmos sobre a PREPARAÇÃO DA CASA. Em um dos módulos do Curso Marketing para médicos especialistas, o Acelerador Médico, abordamos esta etapa e outras como essenciais na trajetória de profissionalizar uma conta sem que ela pareça monótona. Não adianta mencionarmos primeiro sobre o número de seguidores se a sua conta não utiliza bem as ferramentas que o Instagram disponibiliza.

Se a primeira impressão é a que fica, trabalhe bem no visual. Que a foto do seu perfil transpareça o semblante ao qual você gostaria de receber seus pacientes no consultório através de uma foto profissional, transmitindo exatamente o que você gostaria que as pessoas percebessem em você. As redes sociais se tornaram um local de formação do imaginário comum e definitivamente idealizarão sua feição conforme o que você passa no Instagram. Por este mesmo motivo, é necessário cuidado! Embora seu desejo seja o de transparecer o profissionalismo, é preciso que isso não condicione seu perfil a tornar-se robótico ou algo que você não é no dia a dia. Caso isso aconteça, na primeira hipótese (engessamento), o paciente em potencial não terá interesse, pois não haverá uma aparente possibilidade de relacionamento e humanização no contato. Na segunda hipótese (simulacro), você pode criar uma pessoa que não existe. Comportar-se de determinada forma nas redes sociais e pessoalmente, não corresponder com aquilo, gerando uma sensação de engano ou frustração no seu paciente.

Em seguida, é preciso se preocupar com sua ESPECIALIDADE. Se esta especialidade estará demonstrada antes ou após o seu username, tem que ser testado, mas o viável é que nas primeiras formas de visualização do seu perfil, pessoas consigam identificar quem é você. Exemplo: @josenetto.ottorino. Vemos o nome e em seguida, a especialidade. A presença da sigla  “Dr./Drª”, depende do intencional. É necessário ter em mente que em alguns casos, o termo “Doutor” causa uma impressão de distanciamento social ou até mesmo comentários ruins, como: “Doutor é quem tem doutorado”, e no intuito de evitar estas situações, indico que priorizem o nome e a especialidade.

Na bio, há o momento da manifestação de autoridade. Neste local, utilizo o termo “Doutor / Dr.” na descrição. Nesta parte é necessário ter seu nome e sobrenome, e INDISPENSAVELMENTE, o número do seu conselho, quer seja CRM ou RQE. Em seguida, viabilize os contatos dos seus possíveis pacientes com o número do seu consultório, há realmente quem apenas procure o seu perfil para procurar o número de agendamento, pois é uma pessoa que já tomou uma decisão. Oriento também que exista sempre uma CHAMADA PARA AÇÃO, algo que estima quem lê para tomar algum tipo de iniciativa, como um “AGENDE SUA CONSULTA” para que formule na consciência de quem está em seu perfil, a razão para obter seu número e fazer algo com ele.

Não podemos deixar de falar sobre uma frase de impacto presente na sua bio, que é onde a maioria dos médicos erram. Frase de impacto caracteriza-se por: falar aquilo que você é capaz de solucionar nas pessoas. Há uma grande quantidade de médicos que insistem em colocar na sua bio toda a formação que possui, mas este não é o local de prova de títulos ou Lattes. Embora estas sejam informações importantes para nós, para a maioria dos pacientes não é. Detalhe importante: se você atende o público infantil, não deixe de utilizar um emoji, é uma familiarização com a faixa etária.

NÃO ESQUEÇA DE DISPONIBILIZAR UM LINK, quer seja ele para contato ou para saber mais sobre sua especialidade. Hoje, nós temos a presença de hiperlinks que viabilizam em um único link, a junção de todos os seus canais de comunicação, como é o caso do linkthree. Com estas ferramentas, a pessoa poderá acessar YouTube, Facebook, Telegram, contato através do Whatsapp se você disponibilizar. Isso facilita que você não tenha que escolher somente um link para divulgar.

Todas estas informações, pude ir testando ao longo da minha presença nas redes sociais em como o Marketing se comporta no cérebro humano. Contudo, há uma série de detalhes para serem observados pelo médico especialista e apenas um curso específico sobre Marketing Médico te ajudará a ser o médico preparado para a situação de mercado futura. Veja como este conjunto de dicas funcionam perfeitamente em meu perfil:

Uma ferramenta importantíssima que o Instagram disponibiliza são os destaques. A importância não está apenas em fazer um conteúdo, mas na maneira correta de mostrá-lo. Saber quais os destaques corretos para serem criados, como criar uma capa. Em nosso MÓDULO 3 do Curso Acelerador Médico, mostramos quais os ideais para que o médico especialista consiga gerar, através dos destaques, emoções positivas e interesse em quem os acompanha.

Seus destaques precisam estarem organizados, separados e de forma didática para que seus pacientes entrem ali e saibam pelo que e por onde procurarem.

Há um fator elementar no Instagram e que muitas pessoas tentam pular esta etapa por uma questão de bloqueio, entretanto, um bloqueio que precisa ser superado emergencialmente. GRAVAR VÍDEOS É FUNDAMENTAL! Muitas pessoas estão no Instagram mas sentem a insegurança, a vergonha e o medo da exposição de forma tão dinâmica assim. Contudo, contra fatos não há o que argumentar: vídeos mostram uma realidade e desenvolvem a percepção de aproximação, IGTV distribui bem mais e Reels é a nova ferramenta de alcance e engajamento. Neste episódio do Podcast Médico Empreendedor, abordo sobre a relevância dos vídeos e o que fazer para superar essa possível barreira que está te impedindo de crescer de forma significativa. É por isso que em nosso curso estimulo tanto os alunos a gravarem vídeos e os oriento na forma correta de fazerem isso para obterem um Marketing Médico eficaz. Os mostro ainda, na prática como fazerem isto, quer seja através das aulas, mentorias e até mesmo do meu perfil:

Caso procure meu perfil, encontrará um fluxo de uso de todas as ferramentas que o Instagram disponibiliza, inclusive de Reels.

Além do mais, em nosso Curso para Médicos Especialistas, abordamos como o Marketing Médico necessita da presença em vídeos. As pessoas buscarão suas redes sociais como uma forma de se conectar com você, pois pessoas se conectam com pessoas. Abordamos ainda sobre formatos ideais, equipamentos necessários e o processo para perder a timidez. Não falta pessoas que te ensinem sobre comportamentos em redes sociais mas a realidade para o médico especialista não é a mesma das outras profissões. A humanização com o devido teor de autoridade é uma medida que muitas vezes, penamos para construir na carreira médica.

Impressões que antes só eram impressas no imaginário dos nossos pacientes através de uma consulta, um contato, conversa e um momento pessoal, agora é feito através de uma plataforma virtual, sem que, em alguns casos, seu paciente sequer tenha te visto alguma vez na vida, mas pode ouvir falar de você e buscar seu perfil no Instagram. Ao se deparar com este, qual a impressão de profissional ele terá? Uma página que transmite de forma eficaz o seu empenho em solucionar o problema dele de forma pessoal, ou um personagem criado por uma agência?

Uma boa dica que ofereço aos meus colegas, é a de gravarem “séries” no IGTV sobre dúvidas frequentes em sua área de atuação. Isso aproxima médico e paciente, pois entrega plenamente a imagem de ajuda, auxílio e socorro que nós devemos estar preparados para oferecer. O paciente em potencial terá isso antes mesmo de ter um contato mais pessoal com você, por isso é tão importante pensar e elaborar os meios para gravar vídeos.

Esta é sua oportunidade de mostrar um conteúdo mais longo e sua expertise na atuação.

Abordo neste texto sobre sua presença no Instagram mas há muito sobre o que pensar. Sua presença no YouTube, em grupos do Telegram, Podcasts e outras redes. Contudo, é necessário que tenhamos em mente que antes de fazer o todo de forma mediana, o viável é que o básico seja feito completamente. Ao invés de ter uma presença irrisória em todas as redes sociais, foque em ter uma presença forte ao menos em uma primeiramente. Na internet o pensamento é o mesmo: o arroz com feijão tem que ser a especialidade, o básico tem que ser bem dominado antes de querer abraçar tudo sem saber exatamente como fazer.

Importante perceber que atualmente, o Instagram é uma das plataformas com maior número de usuários e que o Brasil está entre os líderes de maiores números de usuários. Num país que consome tanto o que está ali, é importante planejar a sua presença através da melhor forma possível. Em nossa aula do Acelerador Médico, que é um Curso em Marketing Médico para especialistas, você aprenderá tudo isso do zero.

O preparo precisa ser específico, é necessária essa compreensão. Pegar orientações generalizadas te fará continuar naquilo que é mediano e que nem de perto lida com as particularidades da sua vida profissional. Tive que passar por isso para compreender a necessidade de um Curso em Marketing Médico que fosse tão específico e ao me deparar com as debilidades que as preparações aí à fora enfrentavam, percebi que apenas quem vivesse o que vivia ou que tivesse a mínima noção de alguma trajetória da minha rotina poderia me ajudar de forma tão eficaz. O Acelerador Médico pensou em todas as peculiaridades da vida do médico especialista, para que tudo acontecesse de forma tão precisa.

Quem participa do Acelerador Médico testifica de que este não é apenas mais um curso de Marketing. É a iniciativa certeira para quem percebeu que precisava melhor situar seu comportamento nas redes sociais e que ali também é o espaço para formular a autoridade de atuação e a importância que você dá para o seu trabalho. A internet hoje se mostra como o local que faz com que as pessoas além de admirarem o seu trabalho, te admirem como pessoa e se tornem precursores do que você faz.

Isso não acontece do dia para a noite, mostro que não existem atalhos, mágicas ou segredinhos como normalmente vemos por aí. O que existe é a forma correta de comportamento, exposição e criação de conteúdo. Poucos meses e o resultado é iminente, depende exclusivamente do seu desempenho em querer colocar em prática tudo o que recebe como orientação de quem trilha a mesma área que a sua e percebeu que precisava virar alguma chave. Quando percebi, não sabia qual chave seria, hoje, mostro aos meus alunos às diversas chaves para serem viradas, pois quero que participem do que é eficaz, juntamente comigo.

Percebemos então que não se trata apenas de postar, escrever ou gravar. A maior parte é sobre como postar, o que postar, como escrever e o que escrever, como gravar e o que gravar. Orientação correta pode precisamente mudar sua realidade médica, te permitindo aproveitar melhor outras áreas da sua vida, ao invés de viver debaixo do sacrifício constante dos plantões, viagens de cidade em cidade, anúncios convencionais que apenas nos fazem gastar.

Sabemos que essa realidade pode retirar nossa paz, comprometer nosso horário de sono, relacionamentos e certamente nossa saúde. Não foi nessa realidade que você pensou ao sonhar com a medicina mas vemos muitos colegas passando por isso, ao perceberem que a situação de mercado do médico especialista não é mais a convencional, onde as pessoas buscavam por médicos de forma desesperadora, havia escassez de profissionais e pessoas dispostas a pagar como pudessem para que tivessem seus problemas solucionados, ainda que minimamente.

            Por esta razão, te convido para conhecer sobre o Acelerador Médico em diversas plataformas virtuais. Através do Instagram, do YouTube e do nosso Podcast, onde temos semanalmente um episódio com temas indispensáveis aos médicos especialistas que desejam perceber de forma eficiente como o mercado tem nos apresentado diversas formas de lidar com pontualidades sobre a vida médica. Não tem mais como deixar passar: o Marketing Médico preparará o médico da nova década.

            Passamos por uma fase que comprova que a presença virtual não é uma opção para o profissional liberal, mas uma condição de trabalho também. Isso é construído diariamente e a orientação que você precisa, nós temos para oferecer da forma mais eficaz possível.

Está gostando do conteúdo? compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram