Um dos maiores erros que percebo quando se trata da gestão de consultório é o fato dos médicos não encararem a presença digital como parte do trabalho. Ou seja, só aparecer nas redes sociais quando dá e quando sobra tempo.
A jornada do seu futuro paciente, hoje em dia, passa cada vez mais pela internet, de forma indireta ou direta. Basta pensar: Se você é indicado, a primeira coisa que perguntam é: “tem perfil do Instagram”?
Se tratando de uma das redes sociais que mais cresce no mundo, o Instagram que antes era uma rede de fotos e compartilhamento de vídeos virou um verdadeiro cartão de visitas ou uma “vitrine” como alguns chamam. Portanto, marcar presença no mundo digital é também parte do seu trabalho se você deseja crescer exponencialmente.
É possível fazer isso de forma ética, responsável e estratégica? Minha resposta é sim.
Produzir só por produzir, não.
Postar três vezes de forma estratégica e consciente é melhor que postar todos os dias apenas para postar. As pessoas querem se conectar e se identificar com o seu conteúdo, para atrair a persona que você deseja você precisa utilizar o conteúdo certo. Elabore uma estratégia baseada nas dores do seu cliente ideal.
Quais são as dificuldades que ele passa? Em qual ponto a “a dor aperta”? O que ele deseja como solução? Ele já reconheceu que precisa de uma?
Todas essas perguntas serão capazes de nortear você para criar um conteúdo assertivo, que converta e que marque a sua presença no mundo digital.
Constância e disciplina são tão importantes quanto a criatividade.
De nada adianta se você é um profissional que sempre está cheio de boas ideias, apresenta seu conteúdo de forma diferente e dinâmica se você não tiver constância e disciplina. Uma presença marcante nas redes sociais envolve a manutenção das suas boas ideias, por isso você precisa encarar esse pilar como parte do seu trabalho, porque é ele que vai te ajudar a escalar e melhorar seu faturamento.
Ainda que você tenha ou passe a ter uma equipe responsável por isso, é necessário investir e entender minimamente a importância do marketing digital na sua carreira. Você colherá frutos se você investir nisso. Como eu já disse aqui meus amigos, é impossível colher maçã se você planta outro tipo de fruta!
Gere identificação e conexão, as pessoas estão carentes de experiências reais.
Você consome conteúdo, serviços ou produtos de marcas ou pessoas com as quais você não se identifica? Seu cliente também não. O padrão de consumo mudou, você precisa acompanhar essas mudanças. Suas redes sociais precisam ter um toque dos seus valores como pessoa e profissional, isso com certeza fará diferença.
Você não precisa fazer da rede social um diário, mas é fato que as pessoas têm uma necessidade de identificação. Fortaleça isso nas suas redes sociais. Você não é qualquer médico, profissional. Você é o profissional capaz de resolver a dor exata que aquele indivíduo está sentindo. Imprima sua essência, seus valores, os valores de sua marca, do seu negócio e você terá uma presença digital que realmente atrai e fideliza.
Bom, eu espero que você comece a colocar em prática todas essas dicas agora mesmo e não perca mais tempo olhando para a grama do vizinho. Gaste tempo investindo no seu negócio e você colherá exatamente os frutos que deseja e merece.
Aproveite e me siga nas minhas redes sociais. Se você ainda não está lá, está perdendo conteúdos de valor que vão agregar e fazer a diferença na sua carreira. Diariamente compartilho com você dicas e caminhos que podem fazer você virar a chave. Te vejo lá!