Se você leu essa frase e sentiu algum tipo de incômodo eu garanto que esse texto é para você. Vou começar o conteúdo de hoje dizendo que essa foi uma das lições mais me trouxeram resultados no meu consultório. Quem é médico de todo mundo, não é médico de ninguém…ouvi essa frase uma vez de um especialista em marketing digital e jamais esqueci. Lembro na época que saí com a cabeça fervilhando e logo apliquei o conceito no meu negócio. Chegou a hora de você fazer o mesmo.
A gente começa a carreira achando que quanto mais gente a gente atender melhor vai ser. Você atende tudo, qualquer demanda, mesmo quando se trata aqui de uma especialidade definida, o que vejo bastante no consultório é a falta de clareza na definição da persona do seu negócio.
- O que é uma Persona?
Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes e apresenta, também, uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. E aqui meu caro colega um lembrete especial: Persona é diferente de público alvo. Você tem um nicho, um público alvo e uma persona, vou exemplificar melhor para você aqui:
Digamos que você é um endocrinologista, seu nicho é emagrecimento, seu público alvo são mulheres na fase adulta, sua persona é a Fernanda de 33 anos, que já tentou emagrecer de todas formas e não conseguiu. Fernanda não confia mais nos profissionais que vai, é empresária, tem duas filhas, se separou recentemente e está vivenciando um quadro de estresse com sintomas como enxaqueca, indisposição e dores articulares. Não pratica exercícios, gosta de ler revistas de moda, segue perfis de influenciadores nas redes sociais que falam sobre exercícios, mas mantém um estilo de vida sedentário.
Percebeu a diferença? De uma maneira geral, público-alvo é uma parcela abrangente da sociedade para quem você vende seus produtos ou serviços. Já a persona, é a representação do seu cliente ideal, de forma mais humanizada e mais personalizada.
- Por qual motivo você deve ter uma persona?
Se você não possui clareza de para quem você vende seus serviços dificilmente você terá reconhecimento, sucesso e virará referência na sua área. Sem contar com o tempo e esforços perdidos, você pode simplesmente está falando português para quem entende somente inglês, percebe? Uma vez que você possui clareza do seu cliente ideal, o comportamento, hábitos de consumo, motivações, dores, dificuldades, objeções, você passa a construir estratégias certeiras e a virar a única pessoa capaz de solucionar os problemas que esse cliente tem.
Imagine que você é aquele mesmo endocrinologista lá de cima. Uma vez que a Fernanda entrou no seu consultório e seu discurso, prática, estratégias e acompanhamento são voltadas para o caso dela, você vai atrair muito mais “Fernandas” que possuem problemas semelhantes e estão em busca de soluções parecidas. Você não é médico de todo mundo, você é “O médico” que é capaz de resolver questões de emagrecimento para mulheres na fase adulta que estão em busca disso e enfrentam todas consequências disso. É onde o seu foco precisa estar.
Não sabe por onde começar? Comece fazendo uma análise cautelosa do perfil de pacientes que você já atende, se você possui uma base de clientes isto já é um momento ideal para isso. Se você ainda não possui, analise o mercado, as oportunidades, sua especialidade e converse com outros profissionais, isso pode te ajudar a possuir mais clareza e começar.
Uma ótima forma é ir construindo histórias para cada uma dessas personas, sim, você pode possuir mais de uma e é comum que isso aconteça. Anote hábitos, comportamentos, preferências, lugares que frequenta, dificuldades, motivações, objeções, crenças, tudo que você puder. Isso te ajudará a produzir conteúdos, criar soluções com produtos e serviços e focar no que realmente importa.
Lembre sempre: Quem é médico de todo mundo não é médico de ninguém.
Se você quer ter reconhecimento, sucesso e estabilidade financeira, faça isso agora mesmo e me conte os resultados. Eu garanto que eles vão aparecer. Agora que você já tem a “faca e o queijo” na mão, quero te convidar a ler nosso conteúdo sobre precificação, um assunto também fundamental para que você alcance os resultados que tanto espera.
Te vejo em breve e dessa vez, entendendo de quem você é médico combinado? Até mais.