Você sabia que existe uma ciência por trás do marketing? Sim, existe. Um marketing sem estratégia é um marketing que com certeza vai fracassar. Lembro bastante de uma época que fazia tudo por fazer, logo no início, sem noção alguma de como a roda funcionava. É claro que não deu certo, então eu preciso te contar que seu marketing não vai funcionar se você fizer isso.
Separei aqui alguns dos erros mais comuns que vejo por aí. Se você continuar cometendo esses erros você estará literalmente jogando dinheiro fora, porque o seu marketing não vai funcionar.
Erro 1: Produzir toneladas de conteúdo, estratégias e não gerar conexão com a sua persona.
Você precisa criar um senso de comunidade. Conexão gera identificação, identificação gera engajamento, engajamento gera vendas. Portanto, não adianta sair criando ações, repetindo-as sem analisar se você está colocando no mundo as soluções das quais sua persona precisa.
Dica de ouro: observe suas métricas, qual post nos últimos 3 meses teve um maior engajamento? São esses conteúdos que você precisa fazer mais.
Erro 2: Começar e não dar continuidade.
Anunciou alguma ação no seu perfil? Mantenha a constância, isso faz com que sua audiência vá se educando e se comprometendo com você. Se você sabe que em um determinado perfil existe um quadro que você gosta bastante no dia de terça-feira, mesmo que aquele conteúdo não apareça de forma orgânica para você, você de forma manual vai atrás porque você sabe que vai sair ganhando com isso. Isso não quer dizer que você não possa recalcular a rota, mas até para perceber se uma ideia está ou não performando bem você precisa repetir algumas vezes para entender como melhorar ou mudar o caminho.
Dica de ouro: Comece com alguns quadros por semana, por exemplo: um dia de live ao vivo com tira dúvidas que não fica salvo, um dia para vídeos mais curtos, um dia para caixinha de perguntas no story e repita por pelo menos um mês e analise os resultados.
Erro 3: Vender antes de gerar desejo.
Vender é bom e é o que todo mundo quer, você não está errado(a) por pensar assim, só não queira vender o tempo inteiro ou não gerar um desejo antes. Se você só aparece para falar de suas consultas ou agenda no seu conteúdo, qual a ideia que você vai passar para as pessoas? Você precisa despertar o interesse, mostrar uma possível solução e aí então partir para a conversão: a venda.
Dica de ouro: Pegue as dificuldades que seus pacientes relatam dentro do consultório e transforme-as em conteúdo, mescle com conteúdos mais direcionados para a venda do seu serviço/produto e observe os resultados.
Erro 4: Falta de clareza.
Se nem você consegue entender a sua produção de conteúdo, como os seus pacientes irão entender? Tenha clareza e fluidez na hora de colocar em prática o marketing. Você possui uma linha editorial, por exemplo? Seus conteúdos contam uma história e possuem uma ligação entre eles? Ou você coloca toneladas de conteúdos soltos que não possuem nenhuma conexão…Facilite a vida de quem está te buscando, pense na sua linguagem de comunicação, você não está se comunicando com outros médicos, tenha cuidado com uma comunicação formal e muito técnica.
Se você deseja se aprofundar ainda mais neste tema, te recomendo que você clique aqui ouça agora mesmo o episódio de número 79, você não vai se arrepender.
Agora é com você meu caro colega médico. Te vejo no próximo conteúdo, lembre-se de colocar em prática tudo que você aprende aqui!