Blog do Médico Empreendedor

Médico, aprenda a cobrar pela sua consulta

Você sente dificuldade na hora de precificar, cobrar um paciente ou sente-se culpado simplesmente por cobrar suas consultas?

Falar de dinheiro, lucro e finanças em nosso meio é, na maioria das vezes, um verdadeiro TABU. 

Aproveito para começar essa conversa te dizendo:

VOCÊ MERECE SER BEM REMUNERADO E ALÉM DE VOCÊ, O SEU PACIENTE GANHA COM ISSO TAMBÉM!

Sentir-se explorado, mal remunerado, não reconhecido são os  piores sentimentos que você, médico, pode sentir e que não trás nenhum benefício para a sua carreira. Embora comum, essas emoções não são frutíferas. 

Uma vez que você investiu tempo, estudos, experiências e dinheiro é justo que você receba pelo seu trabalho: tenha esse pensamento interno, filosófico. Você presta um serviço cuidadoso, importante, zeloso. Se você reconhecer isso, seu paciente irá reconhecer também. 

Pensando nisso, separei alguns passos bem claros e objetivos para você nunca mais sofrer com crenças sobre merecimento, dificuldade em passar orçamentos, cobrar pela sua consulta ou aumentar o preço do seu serviço:

  1. Você tem muito valor, seu serviço é um dos mais nobres do planeta.

Talvez você não perceba o quanto esse sentimento de falta de merecimento ou vergonha de prosperar e desejar lucrar com seu trabalho pode afetar a forma como você é visto pelo seu paciente.

Um paciente que procura os seus serviços e entende que você sabe seu valor passa a valorizar você também.

Recentemente vivi uma situação em que ilustra bastante a minha fala dentro da minha própria família: um procedimento foi feito de graça e devido aos resultados o profissional que o fez foi rapidamente descartado e não valorizado, atrelando a falta de eficácia à ausência do pagamento.  

Não há nada de errado em cobrar pelos seus serviços, esse é o seu trabalho!

  1. Cobrar pela sua consulta não o impede de ser empático, ético e generoso.  

Você pode, da forma que achar justo, informar que seu serviço tem um preço, mas que diante da situação enxergada você irá presentear seu paciente, obviamente de forma individual respeitando os aspectos éticos.

Visando os lucros do seu trabalho você poderá inclusive ajudar mais pessoas que necessitam ao seu redor. É possível encontrar um equilíbrio.

Cobrar, aumentar o preço ou falar de dinheiro não torna você menos médico. 

  1. Se você não ganha, você não investe, logo, não prospera.

Se o seu trabalho não traz a sensação de completude financeira, realização profissional e valorização de quem busca seu trabalho, como você continuará a investir no seu atendimento? No seu consultório? Nos seus estudos? No seu equipamento? E é impossível prosperar desse jeito.

Se você consegue encarar esse assunto de cabeça erguida, olhos brilhantes e confiança, igualmente seu paciente terá mais conforto, mais atualização, mais eficácia no serviço que lhe é prestado. É inteligente de nossa parte abandonar essa crença de que porque fazemos nosso serviço com propósito não merecemos ser bem pagos. 

E aqui vai uma dica de exercício para você fazer hoje mesmo: Dirija-se para a frente de um espelho e repita:

“Eu sou inteligente, eu sou empático, eu sou acessível, eu sou flexível” e quando você começa a expressar isso para você mesmo, você experimentará um sentimento de merecimento por tudo que você é. E talvez seja essa a única chave que você precisa virar para ir mais longe e trabalhar com mais qualidade. 

Faz teu serviço com amor, com empatia, faz teu melhor, mas ao mesmo tempo exige o valor que lhe é devido

Se você gostou desse conteúdo, me ajude agora a impactar a vida de mais colegas que, assim como você, precisam virar essa chave.

Me encontre nas redes sociais, compartilhe esse conteúdo no seu Instagram, envie para os seus colegas e vamos construir e fortalecer nossa comunidade!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e fique por dentro de tudo que vai acontecer no nosso evento presencial.

INSIRA SEUS DADOS ABAIXO

De acordo com a lei 12.965/2014 e 12.709/2018 autorizo José Netto a enviar comunicações por e-mail ou qualquer outro meio e concordo com a sua política de privacidade.